A INCERTEZA COMO MATÉRIA-PRIMA

Eugênio Bucci reflete sobre comunicação, IA e nossas dúvidas sobre o futuro em obra vencedora do 1º Prêmio Jabuti Acadêmico.

Na noite de 06 de agosto, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) apresentou os vencedores do 1º Prêmio Jabuti Acadêmico, que reconhece livros científicos, técnicos e profissionais de diversas áreas do conhecimento. A cerimônia ocorreu no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

São 29 categorias do eixo Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. Na área de Comunicação e Informação o vencedor foi o livro: Incerteza, um ensaio: como pensamos a ideia que nos desorienta (e orienta o mundo digital) de Eugênio Bucci (Autêntica Editora, 2023). 

Conheci a obra em junho/2024 quando participei da mesa temática com o autor na @afeiradolivro, em São Paulo. Um dos principais pensadores da comunicação no Brasil, Eugênio Bucci analisa o mecanismo de funcionamento das plataformas digitais, a Inteligência Artificial e a tecnologia. 

Docente na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Ética no Jornalismo, Bucci utiliza o conceito de incerteza para explicar o (muitas vezes angustiante) atual mundo digital. Nos remete a pensar sobre como a incerteza sobre o futuro tornou-se matéria-prima explorada pelos algoritmos ‘que sabem muito mais sobre nós do que nós mesmos’. 

Como traz na contracapa, a Inteligência Artificial trabalha sem descanso. “A inteligência humana ainda funciona?” Será? Vale muito a pena a reflexão. 

Conheça a relação completa dos vencedores do 1º Prêmio Jabuti Acadêmico

Confira a participação de Eugêncio Bucci em fevereiro deste ano, no Roda Viva.


Mais Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *