UMA LITERATURA QUE ESCANCARA NOVAS POSSIBILIDADES

Os livros de Nina George apresentam corações corajosos e apaixonados na determinada busca pelo viver

Descobri os livros da alemã Nina George recentemente. A jornalista é autora de vários best-sellers traduzidos para 37 idiomas – quatro deles foram lançados no Brasil pela Editora Record.

A descoberta aconteceu em maio/2024 na feirinha da Livraria Catarinense no Norte Shopping, em Blumenau/SC. Na garimpagem encontrei “O LIVRO DOS SONHOS” por R$ 12.00. A capa, a sinopse e a curiosidade me levaram à leitura no mesmo dia. Sim, furei a fila dos ainda não lidos para me apegar à nova descoberta. 

A partir dela cheguei ao “A LIVRARIA MÁGICA DE PARIS”; ao “O MARAVILHOSO BISTRÔ FRANCÊS” e ao “LUZES DO SUL” – esses lidos no formato digital.

E, assim, uma seguidinha da outra, as leituras me confrontaram e cativaram. Os personagens são fortes e aventureiros, visíveis em cenários invejáveis. Contam histórias sensíveis de términos e recomeços; encontros, desencontros e reencontros. Trazem dores, calor e momentos deliciosos. Trazem vida e possibilidades. 

ACONCHEGO é a palavra que escolho para sentir os livros de Nina George. Talvez porque me aqueceram nos dias frios, acompanhados por cobertor e vinho. Só faltou mesmo uma lareira – quem sabe no próximo inverno.  

Então, aconchegue-se com uma taça de tinto, branco ou rosé e BONNE LECTURE.

A LIVRARIA MÁGICA DE PARIS (Editora Record, 2016)

Conta a história de Monsieur Perdu que se considera um “farmacêutico literário”. No barco-livraria ancorado no rio Sena, ele recomenda o livro perfeito para cada cliente. Só não consegue curar a si mesmo. Está desiludido há anos por uma mulher que o abandonou e deixou apenas uma carta – que não conseguiu abrir. 

Porém, 21 anos depois, Perdu é forçado a ler a tal carta. Então, levanta âncora e parte para o sul da França. 

O MARAVILHOSO BISTRÔ FRANCÊS (Editora Record, 2017)

Conta a história de Marianne Messmann, uma mulher infeliz presa a um casamento sem amor. Certo dia, ela vê um azulejo com a paisagem de uma cidade portuária da Bretanha e, inspirada pela pintura, decide fugir para lá. 

Ao chegar ao lugar, Marianne entra no restaurante Ar Mor e conhece um empolgante modo de viver, com novas pessoas e possibilidades. 

O LIVRO DOS SONHOS (Editora Record, 2019)

Conta a história do ex-repórter de guerra Henri Skinner, que é atropelado a caminho da escola do filho adolescente. No hospital, em coma, Henri paira num mundo de sonhos e revive momentos críticos entre passado e presente. 

Todos os dias, Sam, um menino sinestésico e prodígio de 13 anos, passa horas junto ao leito do pai na UTI.  Ali no hospital, ele conhece a ex-namorada de Henri e uma bailarina de 12 anos também em coma. No mundo misterioso entre a vida e a morte, essas quatro pessoas confrontam realidades e sonhos.   

LUZES DO SUL (Editora Record, 2022)

Conta a história de Marie-Jeanne Claudel que, ainda bebê, é adotada por um casal. Quando completa 12 anos, o pai inaugura a Biblioteca Itinerante Philis – que leva a literatura mundial aos camponeses de Nyons, no sul da França.  

É também nessa época que a menina descobre um dom inusitado: ela, literalmente, consegue ver o Amor e quais corações estão destinados uns aos outros. 

Um adendo: 

Luzes do Sul é um “livro dentro do livro”. Explico. O protagonista de “A livraria mágica de Paris”, Monsieur Perdu, tinha um livro preferido: o fictício Luzes do Sul. E, de acordo com a autora Nina George, na vida real os leitores passaram a procurá-lo nas livrarias. Assim, decidiu escrever uma história mágica e emocionante que tem o AMOR como narrador.

Para conferir outras resenhas, acesse a categoria Li e Curti. Para ficar por dentro de todas as novidades, nos acompanhe nas redes sociais!

Mais Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *