O desafio é indicar livros bacanas lidos em 2024. Na retrospectiva somei 25 concluídos – muitos autores nacionais e a maioria mulheres. Selecionei 05 de narrativas nada convencionais. Recomendo mil vezes. Boa leitura.
Oração para desaparecer – Socorro Acioli (Companhia das Letras, 2023)
Uma mulher, sem lembranças de seu passado, precisa reconstruir a vida em um lugar desconhecido. Mistura lendas e tradições portuguesas e brasileiras. Une magia, ancestralidade, pertencimento e o poder do amor.
O peso do pássaro morto – Aline Bei (Editora Nós, 2017)
Um romance escrito em versos sobre a vida de uma mulher (dos 8 aos 52 anos). A narrativa em primeira pessoa apresenta fatos cotidianos e tragédias que persistem de um ano a outro.
Quando a inocência morreu – Estrela Ruiz Leminski (Iluminuras, 2024)
Mistura pesquisa histórica com ficção e remete aos quatro avós que a autora não conheceu. Apresenta linguagem de estilos multifacetados e prende pelo dinamismo das histórias.
Louças de família – Eliane Marques (Autêntica Contemporânea, 2023)
A narrativa inicia com a morte de Tia Eluma e se desenrola nas vivências contadas pela sobrinha, em primeira pessoa. A linguagem surpreende pela mescla entre português, espanhol e iorubá.
Um defeito de cor – Ana Maria Gonçalves (Record, 2006).
Narra a vida da protagonista Kehinde entre África e Brasil. Escrito em primeira pessoa aborda a complexidade das relações humanas, origens, culturas e tradições, além da dualidade: o bem e o mal.
Para seguir acompanhando nossas leituras e resenhas, nos acompanhe nas redes sociais e continue navegando pelo Blog Todas as Palavras!