
Era quase primavera. 12 de setembro de 2015. A Feira do Livro fervilhava no Parque Universitário, onde os rios se encontram no centro de Rio do Sul. Naquele sábado, um senhorzinho gigante, com então 79 anos, nos emocionava com sua presença. A Feira, organizada pela Fundação Cultural, o trouxe para que pudéssemos ouvi-lo falar sobre as paixões pelos livros e pela música, além de tocar o inseparável saxofone com a sua banda, a Jazz 6.
Não poderíamos perder a oportunidade de conhecê-lo. Eu e a turma de Jornalismo da Unidavi estivemos lá. O entrevistamos, paparicamos, tiramos fotos e fomos conquistados pelo olhar atencioso, voz mansa e sorriso cativante daquele senhorzinho querido. Depois de contar pra gente coisas sobre literatura, jornalismo e música, seguiu para entoar seu saxofone ao luar, no palco debaixo da ponte.Sim, o escritor, humorista, cartunista, tradutor, roteirista, dramaturgo, romancista, publicitário, revisor e músico dos bons, Luis Fernando Verissimo esteve por aqui. E, foi mágico.




É primavera. 26 de setembro de 2025. Data em que Verissimo completaria 89 anos de vida. Parabéns, a esse grande nome da literatura brasileira que nos deixou no mês passado (30 de agosto). Dele, além da riqueza de suas obras e das lembranças de 10 anos atrás, ficaram quatro livros em minha estante. Dois lidos e dois ainda não lidos.
Mas, nada de tristeza. É seu aniversário. Festeje aí, Verissimo. Por aqui, me contento com o seu abraço na terceira página do livro autografado na Feira de Rio do Sul, naquele sábado de quase primavera.


UM AUTÓGRAFO E UMA DECLARAÇÃO
Elaine Moreira

Não há como descrever a emoção que tomou conta de mim naquela noite.
Um dos meus autores favoritos, filho de outro dos meus autores favoritos.
Lembro que ao vê-lo passar tranquilo pela feira, a vontade era de chamá-lo para tomar um chimarrão, contar sobre o quanto eu amava me perder em suas histórias e rir com elas, sobre como seu pai, Érico Verissimo, havia formado boa parte da leitora que eu era.
Foi só no fim da noite, que ao chegar a minha vez na fila para os autógrados eu me vi embasbacada… Sem palavras, para dizer ao senhor que eu tanto admirava e agora estava ali na minha frente.
Ao lhe entregar o livro, falei a primeira coisa que me veio a mente: Capitão Rodrigo foi meu primeiro namorado. Ele me olhou e sorriu de uma forma tão espontânea. A partir daí, conversamos brevemente, eu disse o quanto gostara da leitura de o Clube dos Anjos e ele agradeceu, sempre muito gentil, muito solícito e agora pra sempre em minha memória.
VEM AI MAIS UMA FEIRA…
E a edição 2025 da Feira do Livro de Rio do Sul está chegando!!
Acompanhe a programação completa no site da Feira e se prepare para esse grande evento, que mais uma vez reunirá grandes autores.
A equipe do Blog Todas as Palavras estará lá, com certeza! E você?
Nos acompanhe também em nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade!