JOJO MOYES – ENTRE REALIDADE E FICÇÃO

Fazia tempo que não lia um livro da romancista britânica Jojo Moyes. Aliás, até já estava com saudades. Sou apaixonada por eles. Assim que soube do lançamento de UM PASSO DE SORTE (Editora Intrínseca, 2023), o coloquei na lista e, para dinamizar a leitura, optei pelo formato eletrônico.

Premiada, com obras que ultrapassam 50 milhões de cópias vendidas e traduzidas para mais de 40 países, Jojo declarou em entrevistas que gosta de criar personagens femininas comuns e muitas vezes se baseia em histórias reais. Penso que seja por isso que gosto tanto de suas narrativas. As protagonistas são complexas, engraçadas, solidárias, fortes e imperfeitas. Umas dá vontade de esganar e outras de carregar no colo. Os personagens masculinos não ficam atrás.

Os livros de Jojo exploram manifestações cotidianas, atuais e importantes. Alguns até tornaram-se filmes. Dos lançados no Brasil, penso que li todos. Se não li, assisti ao filme. E de qual mais gostei? Difícil de dizer. Mas, como histórias reais me fascinam, dois deles recomendo a leitura agora: UM CAMINHO PARA A LIBERDADE e O NAVIO DAS NOIVAS. 

Vamos a eles…

UM CAMINHO PARA A LIBERDADE (Editora Intrínseca, 2019)

Conta a história de cinco mulheres que enfrentam uma cidade inteira por amor aos livros. Na década de 1930, a ideia de que elas administrem uma biblioteca itinerante transgride os costumes da época. Então, seus caminhos se cruzam de forma inesperada.

Com o compromisso de levar livros para os moradores pobres, em regiões isoladas nas montanhas, enfrentam dificuldades, como: aprender a cavalgar, percorrer rotas de difícil acesso e suportar preconceitos.  Inspirada em uma história real, a trama das bibliotecárias itinerantes é envolvente e emocionante.

Uma homenagem ao poder do conhecimento por meio dos livros e de como eles podem mudar a vida de toda uma comunidade.  Só lendo para sentir. Recomendo mil vezes.

O NAVIO DAS NOIVAS (Editora Intrínseca, 2005).

Em uma despretensiosa conversa com a avó australiana, Jojo descobriu a história que inspirou o livro. Após a Segunda Guerra Mundial, em 1946, a avó Betty McKee, então com 22 anos, abandonou a Austrália para reencontrar o namorado Eric, um oficial da marinha escocesa. Ela se juntou a mais de 600 mulheres que corajosamente embarcaram em um porta-aviões ao longo de quase dois meses para rever seus amores.

A autora, então, deu início a uma grande pesquisa e até passou um tempo embarcada para ter a sensação de viver em alto-mar como as personagens. O livro reúne citações reais das esposas e dos oficiais e conta a história de quatro personagens fictícias que tiveram a mesma coragem da avó.

Um romance aventureiro e apaixonante – de prender o fôlego, para em seguida soltá-lo em suspiros. 


Vamos agora ao que eu acabo de ler…

UM PASSO DE SORTE (Editora Intrínseca – tradução de Sofia Soter, 2023)

A obra é inspirada no conto: “Sapatos de pele de crocodilo”, que integra um outro livro da autora “Paris para um e outros contos” (Editora Intrínseca, 2017). Apresenta a história de duas mulheres de meia-idade que vivem realidades bem diferentes – mas que veem suas vidas se cruzarem por causa de um par de sapatos.

 O livro mostra que amizades improváveis podem fazer a diferença em muitas vidas. E, se tiver uma rede de apoio divertida como a das protagonistas, melhor ainda. A narrativa traz temas importantes e atuais como dramas familiares. Por isso, as personagens são fortes e enfrentam os sabores e dissabores no trabalho, família e relacionamentos.

Mas, se quer conhecer o lado mais aventureiro e imprevisível da autora, comece pelas obras citadas anteriormente.

SAIBA MAIS:

Bibliografia de Jojo Moyes- Editora Intrínseca

* Lidos

** Assistidos

·    Um passo de sorte (2023) *

·   Um caminho para a liberdade (2019) *

·   Um Mais Um (2014) *

·   Trilogia – livros e filmes: Como Eu Era Antes de Você (2012), Depois de Você, (2015),

Ainda Sou Eu (2018) **

·   Paris Para Um e Outros Contos (2012) *

·   A Garota que Você Deixou Para Trás (2012) *

·   A Última Carta de Amor (2010) * (livro e filme) **

·   Nada Mais a Perder (2009) *

·   O Som do Amor (2008) *

·   Baía da Esperança (2007) *

·   O Navio das Noivas (2005) *

·   A Casa das Marés (2003) *

·   Em Busca de Abrigo (2002) *

Quer conferir outras resenhas de livros que amamos? Acesse a Categoria Li e Curti!

Para não perder nenhuma novidade, nos acompanhe em nossas redes sociais!

Mais Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *