Uma narradora reconstrói o caminho da perda do pai. Embora dramática, a jornada escrita por Natalia Timerman é cheia de ternura, momentos singelos e cheio de significado, compondo uma volta ao passado e uma busca pelas próprias origens.

“É preciso ser rápida, é preciso saber que o tempo de uma vida é pouco, é preciso estar pronta para escutar as pequenas chances que o passado dá de ser visto por nós do presente, o futuro do que já foi“.
Assim é, iluminada, a literatura de Natalia Timerman, mesmo em uma história sobre perda e luto, sobre o tempo, as memórias palpáveis, aquelas escondidas no passado. Em As pequenas chances, a narradora reconstrói o caminho da morte do pai que, embora dramático, é contado com ternura em meio a despedidas sutis e acontecimentos singelos mas cheios de significação.
O livro começa com a protagonista, que também se chama Natalia, aguardando um voo. Ali, no aeroporto, reencontra o médico de cuidados paliativos que atendeu seu pai, Artur. O pai, que é também médico, é outro personagem marcante. Um homem acometido de um câncer que está entre o peso da consciência da finitude, as conquistas simbólicas da vida profissional e familiar e a resignação possível pela fé e a religião. Enquanto isso, a irmã da Natalia, que trabalha numa plataforma em alto mar, luta contra o tempo para poder se despedir de Artur.
São as memórias dos dias e meses finais do pai da narradora que compõem a parte principal do enredo. Mas o livro vai além, trata de relações familiares, dos significados da vida e da morte, das lembranças, dos ritos do judaísmo. O tempo é como um personagem em ação, que marca ciclos da vida com a finitude de uma pessoa, mas que também permite uma viagem ao passado, às origens da família, aos antepassados que a Natalia narradora busca numa viagem em família à Ucrânia – em especial, as mulheres.
As pequenas chances flui como o tempo e nos ilumina com uma história sobre o amor e a ternura possíveis mesmo em momentos de perdas e luto.

Confira outras indicações de livros na editoria Li e Curti!
Nos acompanhe nas redes sociais para não perder nenhuma novidade.