
Eis um lugar que é uma ótima opção de passeio, para quem tiver um pouquinho mais de fôlego. Chegar lá no topo é um desafio a ser festejado, pois o trajeto e a vista do mirante compensam o esforço. É o PARQUE NATURAL DAS PEDREIRAS, no bairro de mesmo nome, em Navegantes/SC.
Estivemos lá em uma tarde quente de outono e nos aventuramos na trilha em meio à Mata Atlântica. Há belezas e curiosidades por todo lado. Há escadas rústicas de pedras e cordas como corrimão nos trechos mais íngremes. Para conhecer a fauna e a flora da região há totens informativos – e os QR Codes presentes nas placas permitem até ouvirmos os sons das aves e animais pelo celular.

Há um mirante no topo com uma luneta para observarmos a paisagem verde ao redor, além do mar e da cidade lá embaixo. Há o prazer da contemplação. Um lugar para reverenciar as bênçãos que a vida nos dá. E a entrada é gratuita.


AS PEDRAS DO BAIRRO
A história conta que foi do mesmo local que, por volta de 1914, saíram as primeiras pedras utilizadas na estruturação dos molhes de Navegantes e de Itajaí. Foram extraídas das jazidas do Parque e o transporte até a margem do Rio Itajaí-Açu era feito por trilhos, que cortavam o atual Centro de Navegantes.

SAIBA MAIS:
PARQUE NATURAL DAS PEDREIRAS
- Área de 147.000 m², localizada a 156 metros de altitude.
- Voltado ao ecoturismo, educação ambiental e pesquisa científica.
- Trilha com 650 metros de distância, com grau de dificuldade médio/moderado.
- Mirante com uma luneta que alcança até 60 km de distância.
- Parceria entre Prefeitura Municipal de Navegantes e Portonave, através de compensação ambiental.
Endereço: Rua Onório Bortolato, com acesso pela Gruta Nossa Senhora do Guadalupe, ao lado da Unidade Básica de Saúde, no bairro Pedreiras.
Fonte:https://navegantes.sc.gov.br/2024/12/20/parque-das-pedreiras-o-primeiro-de-navegantes-e-inaugurado-e-conta-com-trilha-e-mirante/
Em tempo: participou dessa aventura comigo: Elisângela Alves (amiga)
*****************************************************************************************************
PARA LER, REPENSAR E SE INSPIRAR

O comprei na feirinha do shopping, em Blumenau/SC, porque gostei do título, da capa e das palavras que incentivam a reconhecer e celebrar as dádivas cotidianas. É o livro: AS BÊNÇÃOS DO MEU AVÔ, de Rachel Naomi Remen (Sextante, 2022), que apresenta histórias poderosas que ensinam sobre a vida e os processos de cura do corpo e da alma.
A autora é médica e professora de medicina alternativa. Ao tratar de pacientes terminais e vítimas de doenças crônicas, por mais de quarenta anos, traz para as páginas experiências que falam do viver com sabedoria e força. Conta histórias de seus pacientes e de seu avô – um rabino estudioso da Cabala que a ensinou a olhar a vida com mais beleza. E, é esse olhar de leveza que a leitura nos mostra.
Rachel nasceu em 1938, em Nova York (EUA). Leciona no Centro Osher de Medicina Integrativa da Universidade da Califórnia, em São Francisco (EUA).

Para continuar acompanhando nossas dicas de livros, filmes e viagens, siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!
Para ler sobre outras viagens com toques literários, acesse a categoria Por Onde Andei. Já as nossas dicas de livros, ficam na categoria Li e Curti!





